Exames preventivos
Os exames médicos comumente recomendados aos homens são:
Exame oftalmológico: se o paciente não usa óculos e tem menos de 50 anos, deve ser feito a cada 3 a 5 anos. Se o paciente usa óculos ou tem mais de 50, a cada 2 anos. Homens com diabetes, hipertensão arterial ou história familiar de doenças oculares devem ser examinados 1 vez por ano. O exame irá checar glaucoma (aumento da pressão intra-ocular), degeneração macular (alteração da área central da retina devido à idade) e catarata (opacificação da lente intra-ocular, ou cristalino).
Exame odontológico: deve ser realizado 1 vez por ano para checar a saúde dos dentes, gengiva, língua e boca e para checar câncer. Fumantes e pessoas que mascam tabaco devem visitar o dentista com maior freqüência.
Medida da pressão arterial: a hipertensão arterial logo detectada ocorre muito antes de suas complicações, como ataque cardíaco e derrame. Antes dos 50 anos, a pressão deve ser checada a cada 2 a 5 anos; depois dos 50, anualmente. Se houver história familiar de hipertensão arterial, doenças cardíacas ou renais, derrame, diabetes ou se estiver com sobrepeso, checar anualmente.
Colesterol: um teste sangüíneo que mede o colesterol, incluindo o LDL ("mau" colesterol) e o HDL ("bom" colesterol) pode ajudar a avaliar o risco de doença cardíaca. Começando aos 20 anos, os testes devem ser feitos a cada 5 anos, se os resultados forem normais. Se os resultados vierem alterados ou houver história familiar de doença coronária, o médico irá definir a freqüência com que eles devem ser realizados.
Exame do intestino: para detectar pólipos e lesões cancerígenas. Deve ser feito a partir dos 50 anos e se for normal, a cada 3 ou 5 anos. Se houver história familiar de pólipos, câncer de intestino ou colite ulcerativa, esta freqüência deve ser maior.
Exame da próstata: deve ser feito a cada ano a partir dos 40, e inclui o toque retal e a medida sangüínea do PSA (antígeno específico da próstata). Se a pessoa for da raça negra ou tiver história familiar, iniciar este exame antes dos 40 anos.
Exame testicular: o câncer de testículo é o câncer mais comum em homens entre 15 e 35 anos e geralmente tem cura, especialmente se for detectado logo. O próprio paciente deve examinar a si próprio a cada mês, procurando alterações e crescimentos anormais e se notar algo, procurar imediatamente um médico. O exame feito pelo médico deve ser realizado a cada 2 ou 3 anos.
- parei de fumar, mas... tive infarto, porquê?
- Câncer de testículo & auto-exame
- Ejaculação precoce
- Disfunção erétil
- Sêmen
- Andropausa
- Doenças sexualmente transmissíveis
- Como se trata a HBP?
- Dieta no desejo sexual do homem
- Câncer de pele
- Dieta e exercício
- Próstata
- Causas de impotência
- Ginecomastia
- Cuidado com o ambiente em que trabalha
- Alegria no pedal, humilhação na cama ...
- Exames preventivos
- Fale conosco